domingo, 29 de abril de 2012


Wattímetro Bird 43


Já tem um tempo que eu não posto nada aqui. E até que tem alguns badulaques pra postar.

Vamos começar.

Já tem anos que eu queria ter um wattímetro Bird 43. Porém o preço dele aqui no brasil, é algo surreal... até parece que cheiraram farinha estragada.

No ebay, sempre aparece alguns a preços muito convidativos, logo o melhor é sempre ficar de olhos. Nessas minhas pesquisas, encontrei um vendedor que tinha vários wattímetros deste. Alguns em leilão (maior oferta) e outros no Compre já.

Escolhi um de leião e fiquei de olho. Aquele velho esquema de dar o lance no último segundo. E consegui comprar... Dai começou a novela, primeiro que o vendedor só enviava pros EUA.

O wattímetro foi para a casa de um amigo nos EUA, e este reenviou aqui pro Lisarb na caixa de uma encomenda de outro amigo. Aconteceu o quase pior. O pacote chegou aqui no Lisarb, no Rio de Janeiro e enroscou na alfândega. Ficou parado 15 dias e foi devolvido ao remetente (menos mal).

Depois desse bate-volta, eu pedi que ele enviasse o Bird 43 diretamente ao meu endereço e em uma caixa sozinho. Dessa vez ele passou na alfândega e não enroscou! Em 12 dias chegou na minha mão e sem imposto. Ufa!

Pra quem não conhece, o Bird 43 é um wattímetro que trabalha com plugin, elemento ou "rolhas" como muitos chamam aqui no brasil. A "rolha" é quem determina a faixa de frequências e a potência máxima medida. É uma forma bem prática, pois você compra um medidor e várias "rolhas", o que acaba sendo muito mais vantajoso que se fossem wattímetros diferentes para cada faixa de frequências ou níveis máximos de potencia.

Este que comprei veio sem nenhuma "rolha". Esta que esta nele eu já tinha, ganhei de um amigo a cerca de um ano atras. E ele veio com conectores N, o que é o melhor tipo para o uso que vou fazer.

O mais curioso é que o vendedor sempre tem destes wattímetros pra vender e também seus acessórios.

Nota do produto: 10!

Preço (que paguei no leilão): US$ 147,00

Link dos produtos deste vendedor: mattn2yck


domingo, 1 de abril de 2012


Gravador de Memórias Genius G540


Comprei este gravador em Dezembro de 2011 e só agora que chegou por aqui. Foi minha primeira compra no GoodLuckBuy e até cheguei a pensar que nunca veria a cara do bichinho. A foto abaixo é do gravador e seus "acessórios": um manual em Chinês e "Chinglês", o cd com driver e o software do PC (que veio na última versão, 5.20) e um cabo USB.



A caixa do produto é bem grandinha (18 x 25 x 6 cm) mas passou sem impostos pro lado de cá. O gravador mesmo mede 11.5 x 14 x 2.5 cm e tem um conector ZIF de 40 pinos, um LED e uma entrada USB. Bem simples.

Comprei este gravador depois de ter que aposentar meu Pocket Programmer por falta de PC com porta paralela. Meu velho PP também não era muito versátil e só programava o básico de EPROM e algumas poucas memórias EEPROM e Flash e somente dispositivos de 5V.

O G540 cumpre todas as funções do Pocket Programmer além de gravar memórias seriais e ter maior flexibilidade de tensões. Para o que eu preciso está muito bom (gravar EPROM, Flash paralelas e seriais).

Ainda não testei tudo o que o fabricante diz que o gravador faz, mas até onde testei e pesquisei na net cheguei as seguintes informações:

1. Não funciona no Windows 7 (64 bits). Ele até tenta, mas para durante a gravação ou apagamento (testei com memórias Flash e algumas EPROM). No Windows XP funciona normalmente para memórias EPROM e Flash.

2. O teste de CI´s TTL e CMOS (74XX e 40XX) não é confiavel. Testei com vários CI´s novos e o teste falhou algumas vezes para o mesmo CI (indicava bom num teste e ruim no outro). Ele tem também uma opção de procurar o tipo do CI, você só entra com a quantidade de pinos e ele tenta identificar. Não funciona também, na maioria dos testes ele não encontra um CI compativel e quando encontra (raras vezes) indica um CI errado. Encontrei várias reclamações sobre estes problemas em fóruns.

3. Ele não testa memórias RAM como diz o manual. Até tem um menu para escolher o tipo de memória RAM a ser testada, mas ao clicar em OK não acontece nada, nem uma mensagem de erro.

4. Não só o manual como também o software do PC é porcamente traduzido para Inglês.

5. Ainda não testei memórias de 21 V antigas (devido ao consumo elevado durante a gravação destas pode acontecer de ultrapassar o limite de 500mA das portas USB).

6. O fabricante diz que ele também grava GAL (não tenho como testar, mas há relatos em alguns foruns de que realmente funciona), PIC16 e PIC18 (vou testar).

Nota final: 7.0 (Faz o que eu preciso, mas não faz tudo o que promete)

Link do produto: G540 USB Universal EPROM Flash GAL Programmer