domingo, 1 de abril de 2012


Gravador de Memórias Genius G540


Comprei este gravador em Dezembro de 2011 e só agora que chegou por aqui. Foi minha primeira compra no GoodLuckBuy e até cheguei a pensar que nunca veria a cara do bichinho. A foto abaixo é do gravador e seus "acessórios": um manual em Chinês e "Chinglês", o cd com driver e o software do PC (que veio na última versão, 5.20) e um cabo USB.



A caixa do produto é bem grandinha (18 x 25 x 6 cm) mas passou sem impostos pro lado de cá. O gravador mesmo mede 11.5 x 14 x 2.5 cm e tem um conector ZIF de 40 pinos, um LED e uma entrada USB. Bem simples.

Comprei este gravador depois de ter que aposentar meu Pocket Programmer por falta de PC com porta paralela. Meu velho PP também não era muito versátil e só programava o básico de EPROM e algumas poucas memórias EEPROM e Flash e somente dispositivos de 5V.

O G540 cumpre todas as funções do Pocket Programmer além de gravar memórias seriais e ter maior flexibilidade de tensões. Para o que eu preciso está muito bom (gravar EPROM, Flash paralelas e seriais).

Ainda não testei tudo o que o fabricante diz que o gravador faz, mas até onde testei e pesquisei na net cheguei as seguintes informações:

1. Não funciona no Windows 7 (64 bits). Ele até tenta, mas para durante a gravação ou apagamento (testei com memórias Flash e algumas EPROM). No Windows XP funciona normalmente para memórias EPROM e Flash.

2. O teste de CI´s TTL e CMOS (74XX e 40XX) não é confiavel. Testei com vários CI´s novos e o teste falhou algumas vezes para o mesmo CI (indicava bom num teste e ruim no outro). Ele tem também uma opção de procurar o tipo do CI, você só entra com a quantidade de pinos e ele tenta identificar. Não funciona também, na maioria dos testes ele não encontra um CI compativel e quando encontra (raras vezes) indica um CI errado. Encontrei várias reclamações sobre estes problemas em fóruns.

3. Ele não testa memórias RAM como diz o manual. Até tem um menu para escolher o tipo de memória RAM a ser testada, mas ao clicar em OK não acontece nada, nem uma mensagem de erro.

4. Não só o manual como também o software do PC é porcamente traduzido para Inglês.

5. Ainda não testei memórias de 21 V antigas (devido ao consumo elevado durante a gravação destas pode acontecer de ultrapassar o limite de 500mA das portas USB).

6. O fabricante diz que ele também grava GAL (não tenho como testar, mas há relatos em alguns foruns de que realmente funciona), PIC16 e PIC18 (vou testar).

Nota final: 7.0 (Faz o que eu preciso, mas não faz tudo o que promete)

Link do produto: G540 USB Universal EPROM Flash GAL Programmer

7 comentários:

kleber disse...

Tb comprei um desses e realmente funciona com gal. no entanto com mpu não ele diz q nao reconhece mesmo estando na lista.

Unknown disse...

Não seria melhor ter comprado um adaptador PCI-paralela ou PCMCIA-paralela?

Voyage disse...

Desconhecido,

Pensei nisso, mas mesmo não fazendo tudo que diz o manual o G540 faz muito mais que o Pocket Programmer.

Alexandre Souza - PU1BZZ disse...

Eu daria nota zero pra esse dai. Tem opcoes de quase o mesmo preço (Wellom VP280, 290) que funcionam MUITO melhor

Voyage disse...

Tabajara,

Quase o mesmo preço? Um Wellom custa no minimo 3 vezes mais que o G540...

Luciano disse...

E o Wellon (pelo menos o VP280) não é 3 vezes melhor que o que parece ser o seu G540. Diria que é umas 2 vezes melhor... o Wellon é uma droga pra gravar PIC. Com Atmega, se quem compilou o software te der os arquivos de flash e eeprom separados, tá enrolado, no wellon não grava assim, tem que juntar os dois em um .BIN ou .HEX só.

Unknown disse...

Amigo, sabe informar se existe um adaptador para gravar memória 27c322 (DIP 42) neste programador?

Postar um comentário