quinta-feira, 9 de junho de 2011


Placa de desenvolvimento de circuitos com microcontroladores PIC


Esta placa e uma ótima opção para quem está interessado em aprender microcontroladores PIC na prática. Ela vem com 6 displays de 7 segmentos, teclado, conversor RS232, relógio de tempo real, drive para motor de passo, EEPROM e interface para display de LCD. Existe também a disponibilidade para instalar um sensor de temperatura DS18B20 não incluso por pura avareza. O uso de soquete ZIF é um plus, como diria o Ministro do Supremo e para quem tomar gosto com a brincadeira, a GLB também oferece uma placa com o display LCD 16X2 para o aluno sofisticar o kit.


A despeito do momento de fúria que proporcionou a destruição completa da caixa, o produto foi bem embalado com isopor, plástico bolha e plástico anti-estático. O kit é composto de placa, CD com programas e arquivos que serão descritos no próximo parágrafo, cabo USB e DB9. Manual impresso? Nem pensar.

Dentro do CD vem alguns programas, como o MPLAB, os datasheets dos componentes principais e os arquivos com alguns programas-modelos para despertar o interesse e ser uma referência, um ponto de partida para o estudante. O problema é que os cometários estão escritos em ideogramas do tipo Chinês Simplificado e, ao abrir no Bloco de Notas, só aparecem caracteres indecifráveis. Para resolver este problema, o pobre do aprendiz terá que abrir os programas no Microsoft Word, selecionar "Chinês Simplificado" e usar o Google Tradutor. Não é a melhor tradução, mas funciona e dá para entender o que o programador queria comentar. Dentro do CD também está um pequeno manual do equipamento com um guia para as experiências. O chinês fez o favor de bloquear a impressão do manual e quem estiver interessado numa cópia em papel terá que pesquisar na Internet e descobrir como desbloquear o arquivo.

Resumindo: como já aconteceu com outros produtos chineses que eu comprei, a qualidade do hardware de um modo geral é muito boa, mas a parte de software, documentação e suporte técnico é irritantemente amadora.

Nota do produto: 9 (pela avareza de não incluir o DS18B20 e pelos conteúdo dos arquivos e da documentação do CD).

Preço: US$ 47,62

Link do produto no GLB: PIC MCU Microcontroller Development Board PIC 16F877

0 comentários:

Postar um comentário