sábado, 23 de outubro de 2010


Fósforo de emergencia


Esse é o tipo de coisa pra lá de esquisita, que você nunca pensaria em comprar, exceto se você entrar em um roubada como eu já entrei!

Não... eu não fiquei perdido em uma ilha deserta

Uma certa vez eu esta no alto de um morro pra eliminar marimbondos em um cabine onde esta instalada uma repetidora de radioamador. Eu levei todo o material pra fazer o extermínio, querosene, óleo, estopa, roupa protetora, mas esqueci de levar os benditos fósforos!

Na ocasião acabamos nos virando um chumaço de estopa misturado com capim seco embebido em gasolina, uma fonte de 12V que foi "raptada"  da repetidora e um pedaço de fio. Gasolina pega fogo facil né? Mas não quando você precisa, eu gastei cerca de 15 minutos pra conseguir acender a estopa! Bom... águas passadas.

Navegando no DX eu topei com este chaveiro que é um fósforo de emergência ou de sobrevivência como queiram. Comprei logo de cara dois, um pra mim e outro pra um amigo.

O funcionamento é ridículo de simples, na lateral do chaveiro tem um bastão feito de  liga de ferro e cério (vulga pedra de isqueiro), que você fricciona com o bastão interno tem na ponta uma espécie de lima, que já raspa um pouco da pedra e o proprio atrito produz calor suficiente pra indenciar o pó que foi raspado da pedra.

Opcionalmente o corpo do chaveiro pode ser enchido com algum tipo de combustível, como álcool ou querosene, que vai embeber aqueles fios de linha de algodão que tem na ponta do bastão.

O querosene é melhor porque tem uma queima mais lenta e é menos volátil que o álcool. E com isso ele quase não queima os fios de algodão.

Nota do produto: 9

Preço: US$ 1,76

Link do produto no DX: Steel Reuseable Matchstick Wilderness Survival Keychain

0 comentários:

Postar um comentário